A sua Visão

Sabia que 80% das suas sensações
chegam-lhe através dos olhos ?

Os seus olhos são um canal de informação altamente desenvolvido. Cerca de 80% das informações, sensações e emoções chegam-nos através dos olhos.
Basta pensar na quantidade de informação e sensações que está a receber neste momento, enquanto lê este texto.

Como funciona o sistema visual ?
Todas as suas sensações visuais são criadas por feixes de luz que o rodeiam e entram nos seus olhos através da pupila. A luz é conduzida através da córnea até à retina, onde então se forma uma imagem. Já na retina a imagem é processada e filtrada, antes de ser enviada para o centro visual no cérebro, onde será totalmente processada e interpretada. A retina é formada por dois conjuntos de células diferentes: os cones e os bastonetes. Os cones estão concentrados no “ponto branco” – uma pequena depressão na retina – que lhe permite ver nitidamente uma imagem e separar as diferentes cores. Os bastonetes estão situados fora desta área e permitem-lhe, entre outras coisas, ver no escuro e percepcionar os movimentos.

Como funciona o olho?
O olho tem uma conjunto de músculos que lhe permite mover rapidamente o olhar e captar imagens nitidamente, a diferentes distâncias. Num olho que não apresenta insuficiências, o cristalino encurva-se de forma a direccionar os feixes de luz para a retina e sobre ela formar uma imagem nítida. Assim, a sua visão é nítida a todas as distâncias.
Quando a imagem não se forma na retina, a visão é deturpada. É o que se chama uma ametropia. Significa então que necessita de corrigir ou compensar a sua visão com o uso de lentes correctoras, que vão ajudar o olho a direccionar a luz. Os problemas visuais mais comuns são a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

Se tem questões sobre o sistema visual e o funcionamento do olho, por favor consulte o seu especialista de visão.