ASTIGMATISMO

Sente que vê os bordos de um objecto pouco nítidos e que as linhas rectas não estão bem definidas? Estão é provavelmente astigmata.
O astigmatismo é uma das insuficiências mais comuns e aparece frequentemente associado a outras insuficiências como a miopia e a hipermetropia.
 

Quais as causas do astigmatismo?
O astigmatismo é causado por uma curvatura irregular da córnea que provoca uma deformação da mesma. A forma da córnea é mais ovalada do que redonda. Este desajuste faz com a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

Como posso saber se sou astigmata?
Os primeiros sinais do astigmatismo manifestam-se quando vê os bordos de um objecto desfocados ou não vê as linhas rectas bem definidas.
Se o seu grau de astigmatismo é fraco, muitas vezes pode parecer-lhe que tem uma visão perfeita, mas na verdade está a esforçar-se por ver nitidamente. Isto irá acabar por lhe provocar fadiga ocular e dores de cabeça.

Como se corrige o astigmatismo?
O astigmatismo corrige-se com uma lente oftálmica chamada tórica ou cilindrica. As curvas destas lentes compensam as da córnea e direccionam os raios de luz para um único ponto. Uma vez que o astigmatismo está frequentemente associado a outras insuficiências visuais, as lentes devem igualmente ser adequadas ás mesmas.

LEIA MAIS SOBRE AS NOSSAS LENTES

Quais as razões do astigmatismo?
O astigmatismo é quase sempre hereditário e aparece associado a outras insuficiências visuais. Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos diários.

Se tem mais questões ou dúvidas sobre o astigmatismo, por favor consulte o seu especialista de visão.