Optometria

Definição: A palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, sendo esta decomposta em opto, que provém de opsis que significa "visão" e de metron que significa "medição". A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.

Optometrista: “Optometrista é o profissional que examina o processo visual nos seus aspectos funcionais e comportamentais conhecidos com métodos objectivos e subjectivos, com a finalidade de investigar, determinar, realizar e ministrar qualquer compensação óptica das ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia), encontrando-se também capacitado para diagnosticar eventuais patologias e, sempre que se justifique, reencaminhar para oftalmologia.

O optometrista não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva (excepto nos EUA e Inglaterra). Todos os equipamentos utilizados são de carácter observacional e direcionados para a avaliação quantitativa e qualitativa da visão. É treinado para reconhecer uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistémica encaminhando nesses casos a um profissional da área médica, realizando assim o seu trabalho de prevenção.


Técnicos responsáveis:

Dra. .....